quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ESPINHAS !!!!!!!


Quem tem pele oleosa ou está entrando na adolescência sabe muito bem que os cravos e espinhas são um tormento quase inevitável. As transformações no corpo dos adolescentes, o bombardeio hormonal e todas as transformações pelas quais meninos e meninas passam nesta fase; materializam-se em dois únicos e terríveis inimigos: os cravos e as espinhas.
Da mesma forma, basta o tempo esquentar um pouco mais ou comermos alguma coisa mais gordurosa para que as pessoas que têm a pele oleosa sintam quase que imediatamente os reflexos do aumento da excreção de sebo. Um drástico aumento nos cravos e nas espinhas.
Aí começam os paliativos: lavar o rosto inúmeras vezes, passar produtos adstringentes a toda hora, usar cremespomadase todo tipo de coisa tentando derrotar um inimigo que é quase invencível. Mas, nisso tudo, o que realmente dá certo? O que é verdade ou mito? O que é cientificamente provado e o que é puro misticismo e superstição?
Na verdade, pessoas que têm a pele oleosa e que querem cuidar para evitar o aparecimento de cravos e espinhas (ou pelo menos controlar esse aparecimento) devem ter em mente alguns cuidados simples:
Você deve prestar muita atenção no tipo de maquiagem que usa e a sua composição. Deve lavar o rosto sempre que possível. Deve abster-se de pomadas ou cremes gordurosos e preferir os géis. Jamais esprema as espinhas. Isso só vai fazer com que elas aumentem ainda mais e proliferem descontroladamente. Em casos graves, é preciso lançar mão de tratamentos médicos com antibióticos e ácido azeláico ou, em alguns casos, suplementação ou controle hormonal.
Evite tomar banhos muito quentes. A água “pelando” retira a oleosidade natural da pele e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais óleo para compensar. O ideal é a água morna ou fresca. Use sabonetes específicos para pele oleosa ou parapele acneica que não agridam a pele.
Se você usa maquiagem, limpe sempre muito bem a sua pele com produtos adstringentes de qualidade e use uma espuma macia para aplicá-los. Há produtos de maquiagem desenvolvidos especificamente para peles oleosas e acneicas.
Usar lencinhos umedecidos é um mito. Eles só aliviam o desconforto e podem promover uma maior excreção de sebo; provocando um efeito rebote indesejado. É melhor usar lenços de papel e uma boa 
loção adstringente.
O corte de cabelo também influencia. Cabelos compridos ou com franjas podem favorecer a passagem da oleosidade dos cabelos para o rosto. O chocolate também é um mito. É claro que deve ser evitado em excesso. Mas comer um pouco de chocolate não transformará a sua pele num ralador. O mesmo se aplica para a dieta. Se você comer muita gordura, sentirá o peso disso em seu rosto. Mantenha a ingestão de gorduras sempre sob controle.

Como evitar a espinha
A espinha é uma inflamação da pele, quando se tem cravos esse gravo inflama e causa a espinha que pode ser interna ou externa. Isso ocorre na adolescência principalmente pelo fato do excesso de hormônios sexuais que cria nessa fase, um aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas que provoca a espinha.
Bolhas, espinhas e pontos pretos aparecem geralmente no rosto, nas costas, no peito e nos ombros, onde os poros bloqueados se infeccionam e aparecem essas bolhas cheias de pus que pode deixar cicatrizes ou manchas.
Quando se da na adolescência a principal consequência que ocorre no jovem é a psicologia que acontece conforme o grau onde derruba a auto estima interrompendo a vontade de sair, ficando com vergonha e causando a depressão e que algumas vezes gera na descriminação.
Mas a espinha não é o fim do mundo, pois é uma fase da vida e que se cuidar as poucos vai desaparecendo sendo que existem muitos produtos no mercado para o tratamento, mas o ideal é ter acompanhamento por um dermatologista, sendo que o médico informará corretamente os tratamentos ideais a se fazer, pois se usar qualquer produto poderá ocorrer efeitos colaterais.
Mas o que é recomendado para evitar a espinha quem não possui e quem já tem é diariamente lavar a pele com sabonete próprio para limpeza que é encontrada geralmente nas farmácias, que tira a oleosidade da pele que provoca a espinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário